Leialti minimalista.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O titulador.

Tamanha é a satisfação quando se vê um bom título que é quase impossível deixar de pensar que aquilo que recebe o título só pode ser tão bom quanto. O efeito funciona da mesma maneira para títulos ruins, entretanto, os títulos ruins abundam, eles habitam principalmente os filmes da Sessão da Tarde e os do Cinema em Casa, porque aparentemente tradutores se divertem traduzindo títulos que poderiam passar desapercebidos ou até mesmo títulos potencialmente bons de forma que eles fiquem repugnantes, eles também parecem ter a capacidade de usar o mesmo título ruim para vários filmes, modificando a ordem ou o formato das palavras, coisas como O Verdadeiro Amor, O Amor Verdadeiro, O Amor de Verdade e por aí se estendem uma lista infindável de títulos nada convidativos. E é por esse motivo que deveria haver uma pessoa cuja profissão fosse titular, dar título aos filmes, livros, personagens...

Entretanto, tamanha é a decepção quando se vê um bom título desperdiçado em algo que não é tão bom quanto que seria necessário um titulador e um aprovador de títulos, este segundo analisaria a obra que receberia o título e julgaria se ela está apta a recebê-lo. Se esses dois personagens que eu elaborei existissem, o desenho que acompanha A Mansão Foster para Amigos Imaginários com certeza não teria esse nome, que oferece muito mais do que o desenho realmente tem a mostrar. Por outro lado, não seria permitido jamais traduzir Shaun of the Dead para Todo Mundo Quase Morto, um filme tão bom não poderia ser comparado com aquela série terrível de besteiróis estadunidenses, principalmente porque eles não são parecidos, em absoluto.

E imagine só a extensão desses ramos, essas pessoas poderiam trabalhar em cartórios, e, assim, acabariam com os nomes terríveis que colocam nos filhos, coisas como Maricleisson, Eldermiro, enfim... se existisse um titulador, ele poderia até dar um bom título a esse texto. Não que ele fosse passar na aprovação do aprovador de títulos.


A minha lista de bons títulos (para filmes) inclui:
Antes do Amanhecer (Before Sunrise)
Antes do Entardecer (Before Sunset)
Sympathy for Mr/Lady Vengeance
Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera
La Cité dus Enfants Perdus
Dirty Pretty Things
Túmulo dos Vagalumes
Desventuras em Série (A Series of Unfortunate Events)
I'm a Cyborg, But That's Ok
Requiem for a Dream
Sukiyaki Western Django
Thank You For Smoking
V for Vendetta
A Liberdade é Azul
A Igualdade é Branca
A Fraternidade é Vermelha

Nenhum comentário:

Sitemeter